Brick (Brick)

Rian Johnson é um jovem que se estreia na realização com «Brick» e é evidente que tem uma grande paixão pelo cinema noir, pois efectua uma colagem e adaptação deste estilo cujas referências são Raymond Chandler e Dashiell Hammett, autores que inspiraram inúmeros filmes. Outros noirs estiveram este ano em exibição em Portugal («Uma História de Violência», «Match Point») e mais recentemente o retro-noir «A Dália Negra», com uma realização superior de Brian de Palma. A tremenda originalidade de «Brick» reside no transporte das características do género para uma atmosfera teenager sem perder pitada do estilo.
Na sua essência, «Brick» é um filme de detectives, que se liberta do aspecto superficial do clássico noir (os detectives, os chapéus, o tabaco), mas mantém os códigos, a linguagem, o narrador activo, as características visuais. As filmagens decorrem na Califórnia do Sul, no vale de São Clemente; apesar desse facto, os exteriores são sempre em tons cinzentos e nada foi deixado ao acaso: os ângulos de filmagem, os interiores sombrios, as persianas corridas, o private-eye elevado a saco de boxe, interpretado por Bredan (Joseph Gordon-Lewitt). Ele é um jovem astuto estudante de liceu, mas que passa despercebido como o herói que tenta desvendar o mistério em torno do desaparecimento de Emily. E «Brick» não se esquece de incluir a essencial femme fatale (Nora Zehtner).
Não é normal encontrarmos filmes com esta carga de realismo num ambiente teenager. Apenas dois actores adultos têm falas no filme, um deles Richard Roundtree, aqui no papel de director da escola. Apesar de serem um pouco velhos para estarem a interpretar personagens que supostamente frequentam o liceu (17/18 anos), o triângulo formado por Gordon-Lewitt, Zehtner e Hass (Pin) é o motor do filme, mas estão bem acompanhados por inúmeras interpretações acima da média do restante casting.

Mistério/Thriller
Ano:2005
EUA
Duração: 110 minutos
Realizador: Rian Johnson
Cast:
Joseph Gordon-Levitt
Nora Zehetner
Lucas Haas
Imdb
Link